;

Hotel Check-up: Como está a saúde de seu investimento?

O ano novo chegou e com ele a expectativa de que o mercado hoteleiro nacional entrará em um período de recuperação após a crise financeira mundial. Com essa boa perspectiva investidores hoteleiros se questionam como está a saúde de seu investimento.
Thais Perfeito

O ano novo chegou e junto com ele a expectativa de que o mercado hoteleiro nacional irá entrar em um período de recuperação após a crise financeira mundial. Com essa boa perspectiva, muitos investidores hoteleiros estão se perguntando:

  • Será que meu hotel está preparado para aproveitar esse momento?
  • Como ele vem se comportando em relação aos concorrentes?
  • Os meus custos estão de acordo com a categoria do hotel ou existe espaço para melhora?
  • A minha estrutura e os serviços oferecidos vão ao encontro do que os hóspedes procuram?

Depois de alguns meses difíceis, como foi em 2009, é sempre importante “arrumar a casa” e se preparar para aproveitar todas as oportunidades que este período de recuperação pode trazer.

Para isso, é preciso analisar os pontos-chave do seu empreendimento e verificar se eles estão apontando para o sucesso ou se eles ainda podem ser mais bem administrados. Este é o momento de se fazer um verdadeiro raio-X hoteleiro e examinar como anda a saúde do seu investimento.

A metodologia de trabalho para se fazer esta análise deve basear-se em três pilares fundamentais:

  • Análise Mercadológica

O ano de 2009 foi de forte crise internacional. Como se comportou o mercado hoteleiro da sua região? E o seu hotel? Ficou melhor ou pior em comparação aos concorrentes?

Para responder estas perguntas é importante analisar o desempenho do mercado competitivo e ponderar como o hotel está posicionado frente a essa concorrência. Além dessa análise, devem-se considerar os principais geradores de demanda hoteleira para a região, a sua sazonalidade, bem como se existe previsão de um aumento da oferta local.

  • Qualidade do Serviço

É fundamental verificar a percepção que o cliente possui sobre o seu hotel frente aos concorrentes. Para isso, torna-se essencial avaliar o estado de conservação do empreendimento aliado à qualidade do atendimento e dos serviços oferecidos, tanto pelo seu hotel quanto pelos seus competidores. Com esta informação é possível investir em treinamentos específicos para a equipe, além de elaborar um planejamento dos reinvestimentos que o hotel necessitará fazer ao longo dos próximos anos, para manter ou aumentar sua competitividade.

  • Análise Financeira 

Para a realização da análise financeira, as contas do seu empreendimento são enquadradas em um padrão internacional (Uniform System of Account for the Lodging Industry), o que permite a sua comparação com hotéis similares. Com isso, pode-se entender se as fontes de receita e os custos do hotel estão condizentes com a sua categoria e tamanho.

Por meio desta análise, é possível verificar a margem de lucro de cada departamento e entender se existem ineficiências em um setor específico, relacionados a desperdícios na folha de pagamentos ou nos contratos firmados com terceiros, por exemplo.

De posse deste diagnóstico completo, o investidor entenderá melhor como anda o seu investimento, além de ter subsídios para acompanhar o trabalho do gestor hoteleiro e, junto dele, estabelecer quais os principais pontos de atenção para serem acompanhados pela equipe gestora. Isso aumentará a eficiência comercial e operacional do hotel, gerando maior resultado financeiro ao investidor ao longo dos anos.

 
A HVS Brasil desenvolveu um serviço que analisa todos esses pontos: o “Hotel Check-up”.
 
Com mais de 10 anos de atuação no mercado nacional e 30 anos no exterior, a HVS Brasil já realizou mais de 300 estudos de mercado no Brasil e possui 13 contratos de Hotel Asset Management, com empreendimentos situados nas principais cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Estes serviços geraram para a HVS forte conhecimento dos padrões de desempenho, receitas e custos de empreendimentos hoteleiros dos mais diversos segmentos, o que propiciou a criação do “Hotel Check-up”.
 
Para maiores informações, entre em contato conosco:
Thais Perfeito
55 11 3093-2743
 

 

B.A. in Hospitality from SENAC São Paulo, and currently completed a post-graduation degree in Business Administration at Fundação Getúlio Vargas (CEAG/FGV). Thais started her career at Marriott in the Revenue Management sector, and she also has experience in the hotel and restaurant operational sector. Since 2005, she has been at HVS in the Hotel Asset Management division, where she is responsible for the analysis of the management of 13 hotels located in São Paulo, Rio de Janeiro, and Salvador with more than 3,000 individual owners. She has also worked on the planning and structuring of the portfolio of the Hotel Maxinvest Fund.

1 Comments

  1. È possível ver um estudo "Hotel Check-up" desses? Com esse estudo é possível identificar quais processos impactam no desempenho do hotel e onde devo atuar neles para melhorar o desempenho? É baseado somente em indicadores financeiros ou abrange as 5 dimensões da qualidade?

Submit a Question or Comment